quinta-feira, 17 de junho de 2010

Estrias nunca mais!




O que é estria?

Estrias são fissuras formadas por distensão excessiva da pele, que quando acabam de apontar na pele,têm aparência elevada e levemente avermelhada (ou brancas) e sempre costumam coçar. Depois de um tempo, as estrias ficam brancas e, ao passar a mão, você sente que elas formam depressões na pele. Isso é conseqüência do crescimento rápido na puberdade ou pelo aumento de peso, tanto na obesidade quanto na gravidez ou em decorrência de distúrbios hormonais.
O uso prolongado de medicamentos corticóides em cremes faz com que a pele ganhe esse efeito "listrado" tão indesejado.
Diferentemente da celulite, homens e mulheres podem ter estrias com a mesma facilidade. Mesmo assim, é mais comum nas mulheres, principalmente por conta da gravidez.
As grávidas precisam controlar o peso com bastante rigor. As outras pessoas devem fazer uso de cremes ou óleos hidratantes indicados pelo dermatologista, isso se deve ao fato de que a pele que é bem hidratada sofre menos distensão. Os cosméticos à base de óleo de semente de uva costumam ser bastante eficazes.
Tratamentos

Estrias recentes: para essas, o tratamento é mais fácil e recupera a pele totalmente, evitando o aspecto de "depressão". Dos inúmeros tratamentos que existem, a aplicação de cremes e peelings à base de ácido retinoico mostrou-se o método mais eficaz. Além desses, o laser tem se mostrado bem importante no tratamento de estrias recentes e é feito em sessões mensais cujo número dependerá da largura e da localização das estrias. As mais finas, por exemplo, desaparecem por completo logo nas primeiras sessões.

Estrias tardias: até pouco tempo atrás, os tratamentos para esse tipo de estria não surtiam muito efeito, o máximo que davam conta era suavizá-las levemente. Agora, com a transcisão, livrar-se desse tipo de estria ficou possível. Tanto que o método já virou um dos queridinhos dos dermatologistas.

A transcisão é feita a partir da capacidade que a pele possui de se reparar após ser lesionada. Para tanto, o médico introduz nas regiões afetadas uma agulha de grosso calibre específica para esse procedimento e irá cortar as fibroses do local na parte superior, inferior e laterais da lesão. Por se tratar de uma cirurgia, esse procedimento pede anestesia local e deve ser feito em centro cirúrgico ambulatorial.
Já é possível notar os resultados nas primeiras semanas após o procedimento, embora os resultados finais sejam observados em até seis meses, tempo necessário para que seja concluída a remodelação do colágeno e a reparação da pele. A grande notícia é que todas as estrias tardias respondem ao tratamento, independente do tempo de surgimento, da largura e da localização.
Estrias antigas podem voltar?

Não, de jeito algum, mas esse tratamento não impede que novas estrias surjam na sua pele. Nesse caso, o jeito é se cuidar sempre.
Cuidados posteriores

Por se tratar de uma cirurgia, é recomendável evitar praticar exercícios físicos por sete dias e não se expor ao sol até o fim do tratamento ou você corre o risco de ganhar uma pele manchada. Outra recomendação é ficar com curativo compressivo por sete dias. Usar cinta compressiva por dois meses e utilizar cosméticos domiciliares específicos prescritos pelo médico.
Procure seu dermatologista e converse com ele. A transcisão já é uma prática conhecida no Brasil e, graças aos cursos nessa especialidade, fica fácil encontrar um profissional capaz de realizar esse procedimento. Lembre-se que o melhor investimento é na nossa auto- estima. Cuide-se e sua pele irá agradecer!

Créditos: www.minhavida.com.br

Um comentário:

  1. Saiu outra reportagem no Blog Garota de Bobes , Livre-Se das Estrias de Vez: Conheça a Técnica TSR®.
    Fico feliz e gostaria de dividir com vocês o link http://garotadebobes.blogspot.com/2010/07/livre-se-das-estrias-de-vez-conheca.html
    Abraços, Dra. kátia Ferreira

    ResponderExcluir